Translate

domingo, 30 de outubro de 2022

Símbolo da Paz

Que o Verde-Brasil das nossas matas, com modos republicanos, ele (o verde) e elas (as matas), por augusto dever, sejam preservados para as gerações e gerações de brasileiras e brasileiros.


Que o amarelo-ouro das ricas terras indígenas não caia nas meras mãos de garimpeiros mercurizados.

1a. Bandeira do Brasil Império,
ainda com a coroa Real, durou poucos meses.

Que o azul-anil dos nossos mares, dos céus do Brasil, seja cuidadosamente exaltado, elevado aos céus dos nossos mais caros sonhos.

2a. Bandeira do Brasil Império,
já com a coroa Imperial e 19 estrelas, 
de 1822 a 1835.

As cores verde e  amarelo, cujas raizes vêm dos brasões dos Braganças e dos Habsburgos, reais famílias plantadas em solo pátrio. Cores essas transplantadas para a República e seus intentos.

3a. Bandeira, do Brasil Império, 
com 20 estrelas, de 1835 a 1889.

Vultoso o afeto em nosso peito varonil, do alto desse imenso pavilhão  contemplamos o futuro com justiça, com amor pelo povo demasiado sofrido. 


E esse céu no qual o branco-rei se dobra ao azul-majestoso, cuja paz transcende as dores ou festas, que excede toda serenidade.

Bandeira da República do Brasil,
de 1889 até hoje. 

Sagrado símbolo, pendão da esperança, esplendor das estrelas, que o seu significado jamais, por partidarismos, seja ultrajado.


Nessa amada terra há de progredir o positivismo comteano, o qual não agride a ordem natural dos rios que lavam o bem, que seguem com absoluto respeito à natureza das coisas mais simples.

Ismael Machado

Bandeira Brasileira Estilizada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário