Translate

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Sete perguntas cruciais e breves ensaios de respostas

Dedicado ao poeta Walt Whitman

What

– O que será? Será do jeito e aquilo que quiser ser.

Where

– Onde nos levará? Levará ao Reino da Consciência, do que se foi, do que se é, do que será, do propósito para que se foi criado pelo Incriado.

How

- Como será? Será do jeito de cada um,  respeitando caracteres idiossincráticos, aristocráticos ou não.

Who

- Quem nos ajudará? Quem puder e quiser mostrar o melhor que há em nós, esquecendo pudores falsos, amores prolixos, para caminhar rumo ao eu mais profundo, arquétipo, ou não.

How much

- Qual o preço do autoconhecimento? Vale a jornada da vida, plena de percalços, vale a descoberta de nós mesmos, vale o que não tem preço, o que não se pode comprar, porém aguarda desde sempre para ser conquistado, dentro de nós mesmos, qual um diamante, cuja posse nos tornará imensamente ricos. Vale, o valor do amor, custa sim, o preço da felicidade.

When

- Quando será esse dia de sorte? Esse grande dia será quando se desejar profundamente o que se quer realizar. Quando apreendermos o valor da simplicidade, então, será. E não precisará dizer mais nada, porque saberemos que tudo já foi dito embaixo do céu, do sol. Só nos restará seguir o caminho das águas que fluem para o grande mar.

Why

Por que temos tantas perguntas e tão poucas respostas? Talvez porque não sabemos quem somos, nem de onde viemos, nem para onde, efetivamente, iremos. Porque conhecemos tão pouco do Universo, porque a imensidão do Cosmos nos deixa aterrados, ainda mais terráqueos, quais vermezinhos ao Sol, e logo vem a morte nos abater e nos levar na viagem desconhecida. Todos temos medos, velados ou não, somos filhos do pó das galáxias,  viajores sem guarida, querendo se encontrar, conhecer o Infinito, ir até o fim, provar o amargo e o doce, viver. 

Fernando Bandeira
Do livro "Folhas brasileiras, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário