Translate

sábado, 24 de setembro de 2022

Você pensa que o Hino Nacional Brasileiro sempre começou em “Ouviram do Ipiranga..."

Você sabia que o Hino Nacional tinha uma introdução diferente?


Se você pensa que o Hino Nacional Brasileiro sempre começou em “Ouviram do Ipiranga às margens plácidas”, você errou feio, errou rude... Mas primeiro, vamos relembrar um pouco da história da canção.


O Hino Nacional foi originalmente composto para ser tocado por uma banda marcial em 1822, pelo músico Francisco Manuel da Silva. Na década seguinte, uma letra foi incluída à melodia, tendo a autoria de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva fazendo referências ao período em que o Brasil ainda era Império.


Com a Proclamação da República, em 1889, foi necessário trocar esse hino por um mais atualizado. Um concurso acabou escolhendo a letra de Medeiros e Albuquerque feita em 1890, mas ela foi tão massacrada pelos brasileiros da época que acabou sendo descartada – a saber, trata-se do Hino da Proclamação da República, aquele que fala “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!”.


Apenas em 1906 um novo concurso foi lançado, elegendo 3 anos depois um poema de Joaquim Osório Duque Estrada como a letra a ser inserida no hino oficial brasileiro. O que pouca gente sabe é que a parte instrumental que antecede os trechos cantados também possuía uma letra, supostamente atribuída ao paulista Américo de Moura, e dizia o seguinte:


"Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever

Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante


Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder

Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante


Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz

Cumpri o dever na guerra e na paz

À sombra da lei, à brisa gentil

O lábaro erguei do belo Brasil

Eia! Sus, oh, sus!"


Como você pode notar, o trecho incluiria outras palavras e expressões complexas, tais como as que permaneceram na letra oficial do hino. Para quem não sabe, “buril” é uma instrumento em aço e com a ponta cortante em V, usado para fazer gravações em metais e madeiras. Já o termo “sus” vem do latim e significa “de baixo para cima”, ou seja, é uma espécie de injetar ânimo no povo brasileiro.


Texto por Diego Denck


Ficou curioso(a) para saber como essa parte seria cantada? Aperte o play e ouça:

Para ver o vídeo pelo celular, clique em 
versão para web ao final da página. 

Joaquim Osório Duque Estrada
Letra do Hino Nacional
Francisco Manuel da Silva
Música do Hino Nacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário