Translate

sábado, 5 de junho de 2021

O grande ator adormeceu sobre o tablado...

O texto abaixo, inspirado na obra de Matëi Visniec e na peça "Ensaio sobre a Lua", 
foi escrito por Ismael Machado

***

Ensaio sobre a minha cegueira, além da Lua, enquanto ela escorre sangue  das minhas entranhas.

Lua, lua amiga, não tenho um novo amor, só trago  efemeridades em mim, um desalento e não avisto o seu fim. 

Lobisomens uivam e amam ou devoram sob a luz do luar. Seus olhos são globos assustados,  ensandecidos.

O leite da loba de Rômulo ainda alimenta  a lua de prata que faz de Rêmulo um poeta nato. 

O bicho vagueia sob a lua cheia, o bicho grita pela hora da estrela e ele se renova a cada fase e meia.

A lenda do surgimento da lua apareceu no seio das mulheres indígenas e depois que saiu do ventre do feminino ela flutuou e até hoje levita no entorno da Terra.

Nossa Senhora dos Atormentados, acalmai as marés e as muitas menstruações dos homens.

O livro iluminado pelas lendas acende a lua cada noite cheia de sonhos.

Perceba, esse corpo não é seu, a lua não é minha, só nos resta a ilusão das posses, do trabalho, mas aguardamos as artes, pois elas nos haverão de humanizar, libertar...

Perco as minhas faces ao mirar a lua, mas eu desejaria tocá-la com as minhas mãos, beijar o seu lado oculto, perdido desses meus olhos escuros, ansiosos pelo mistério. 

***

"Ensaio sobre a Lua" trata-se d'uma bela peça teatral, foi criada, dirigida e inclusive encenada por Jair Damasceno, esse moço apaixonado pela dramaturgia. 

Ante a cegueira do mundo, brilha a grandiosidade dos textos ali encenados, textos muitíssimo bem selecionados.

Pode-se perscrutar pela cortina de fina tela a trespassar a realidade e a cena, um homem lendo um livro iluminado, como quem olha para uma meia lua inteira, uma lua de "led". No meu devaneio, vi, bem ali o astronauta consternado ao pisar a Lua pela primeira vez. Bem,  é sempre a descoberta do belo, seja na arte ou na realidade, o que os atores mesclam com maestria. 

Parabéns a toda a trupe de "Ensaio sobre a Lua". Uma linda peça. 

Vai em paz, amigo de todas as artes!

2 comentários:

  1. Emocionei. Pensava que só eu que perambulava em pensamentos pela lua.

    ResponderExcluir
  2. Rsrs, meu amigo lobisomen, o texto é realmente emocionante, independente de ter sido eu o escritor, rsrs. Abração, Ismael.

    ResponderExcluir