Translate

segunda-feira, 30 de junho de 2025

O aviador que inventou o princepezinho


Há pouco mais de 125 anos, no dia 29.06, nascia Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), o escritor-piloto que ensinou o mundo a ver com o coração. Autor do intemporal “O Principezinho“, foi também aviador, jornalista e aventureiro — um verdadeiro viajante da alma humana.

Exupéry não foi apenas autor de metáforas: desafiou os céus como piloto da Aéropostale, ajudou a desbravar rotas aéreas pela África e América do Sul, e sobreviveu a acidentes que o inspiraram a escrever obras como Voo Noturno e Terra dos Homens.

Em 1943, exilado nos EUA e desiludido com o mundo dos adultos, deu vida ao seu “menino de cabelos dourados” vindo do asteroide B612. “O Principezinho“ tornou-se um clássico da literatura universal, traduzido em mais de 500 idiomas e dialetos.

Em 1944, desapareceu no céu durante uma missão de reconhecimento. Como o seu príncipe, não deixou corpo — apenas memória, poesia e mistério. O seu avião só seria encontrado décadas depois, no mar Mediterrâneo.

Hoje recorda-se o homem que nos ensinou que “o essencial é invisível aos olhos”. E lembra-se que, em tempos difíceis, a amizade, a ternura e o sonho continuam a ser faróis no deserto do mundo.

#AntoineDeSaintExupéry #125Anos #OPrincipezinho

domingo, 29 de junho de 2025

Uma mulher extraordinária


Inge Lehmann foi uma cientista que literalmente transformou nossa compreensão do planeta — de dentro para fora. Nascida em 1888 na Dinamarca, desafiou as expectativas da época, que reservavam às mulheres uma vida doméstica, e se dedicou à matemática e à ciência, enfrentando o ceticismo constante num campo dominado por homens.

Trabalhando como sismóloga, ela percebeu algo estranho nos dados de terremotos: as ondas sísmicas se comportavam de maneira inconsistente com a teoria vigente de que o núcleo da Terra era totalmente líquido. Em 1936, contrariando seus colegas, Lehmann publicou um artigo revolucionário provando que o núcleo terrestre possui uma parte sólida no centro — o núcleo interno.

Sua descoberta mudou os rumos da geologia, mas o reconhecimento demorou. Muitos homens se apropriaram de suas ideias, e sua contribuição ficou ofuscada por anos. Mesmo assim, ela seguiu firme, trabalhando até os 70 anos com a mesma paixão, movida pela busca da verdade mais do que pela fama.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Machado de Assis, o grande escritor

Em 21 de junho de 1839 nascia, no Rio de Janeiro, o escritor Joaquim Maria Machado de Assis, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional.


Ele escreveu em praticamente todos os gêneros literários, pois foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, jornalista e crítico literário.


Sua extensa obra constitui-se de nove romances, onde destacamos "Memórias Póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro", além inúmeras peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

domingo, 15 de junho de 2025